logoveracruz

História


Data de 1959 o surgimento da Vera Cruz, então com sede a Rua Valério Vilas Boas, em São João de Meriti, sob a direção dos irmãos Thurler de Mendonça, vindos de Natividade, RJ para entrarem no sistema de transporte por ônibus em nossa região, primeiramente com a Empresa de Transportes Municipal Ltda..

A empresa foi inaugurada em seu primeiro terminal, ao lado da estação ferroviária, no centro de São João de Meriti, cujos trens seguiam em direção ao distrito de São Mateus. Seus ônibus tinham a pintura dividida horizontalmente entre o vermelho e o creme.

Nos primórdios fazia a linha São João – BNH, passando pelo centro de Belford Roxo. Com a aquisição de uma linha com apenas dois veículos de Belford Roxo para Shangri-lá surgiu a possibilidade de traçar estratégia para prolongamentos e conexões de linhas, criando a necessidade de transferir a garagem para o Farrula, ainda com os donos primitivos.

O Grupo atual, está a frente da Empresa desde 1991, depois de a mesma ter passado pela administração de Manuel Gonçalves e mais a frente do Grupo JAL.

A empresa tem lançado, constantemente, programas objetivando melhoria na qualidade da prestação do serviço, como é comprovado pela Menção Honrosa, no "Premio de Qualidade Daniel Barata", em 1999. Neste ano também surgiu o “Espaço Aberto”, órgão de divulgação da empresa. Já em 2003, a Vera Cruz recebeu o 2.º lugar, na Categoria Transporte de Passageiros, no Prêmio Nacional de Racionalização no Uso de Combustíveis, promovido pelo Ministério das Minas e Energia e Petrobrás, em razão dos resultados alcançados em seu Programa de economia de óleo diesel.

No ano de 2013 sua sede e garagem se encontram, ainda, na Avenida Retiro da Imprensa, nº 2325, Heliópolis, Belford Roxo. Suas instalações foram consideravelmente ampliada, apresentando condições que permitem acompanhar de perto a evolução do setor. A frota de ônibus da empresa apresenta-se como uma das mais novas em uso no Estado do Rio de Janeiro, com média de cerca de 02 anos de uso. Investimentos em novas tecnologias veiculares, como controle de GPS, sistemas de bilhetagem eletrônica, sistemas de monitoramento por câmeras e plataformas para atendimento a pessoas com dificuldade de locomoção (cadeirantes) têm tido atenção especial da empresa.

A Vera Cruz dispõe de várias linhas, interligando vários municípios da Baixada Fluminense (Belford Roxo, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Mesquita e Nilópolis) e com extensão ao Rio de Janeiro, através de uma frota que está inserida entre as maiores da área em que atua. A empresa realiza cerca de 116.750 (cento e dezesseis mil, setecentos e cinquenta mil) viagens e percorremais de 2.380.000 (dois milhões trezentos e oitenta mil) kilômetros todos os meses.

(Colaborção do Sr. Fernando Castro - Transônibus)
Topo

Localização






Exibir mapa ampliado